quinta-feira, 10 de julho de 2008


Boris Vian

“- Qual é o principio da tua invenção? – perguntou Chick.
- A cada nota faço corresponder um álcool, um licor ou uma substância aromática – disse Colin. – O pedal-forte corresponde ao ovo batido e o pedal-surdina ao gelo. Para a água-de-seltz é preciso um trilo no registo agudo. As quantidades estão na razão directa das durações: a semifusa equivale à décima sexta parte da unidade, a semínima à unidade, a semibreve ao quádruplo da unidade. Quando se toca uma ária lenta começa a funcionar um sistema de registo, por forma a aumentar a percentagem de álcool em vez da dose – o que daria um cocktail demasiado abundante. E querendo, através de um regulador lateral pode fazer-se variar o valor da unidade, consoante a duração da ária, reduzindo-a por exemplo à centésima parte, a fim de podermos obter a bebida que entre em linha de conta com todas as harmonias.
- É complicado – disse Chick.
-O conjunto é comandado por contactos eléctricos e potenciómetros. Não dou pormenores, tu sabes como é. Aliás acontece que o piano, ainda por cima funciona.
-É maravilhoso! – disse Chick.
-Só há uma coisa aborrecida – disse Colin -, é o pedal-forte do ovo batido. Tive que instalar um sistema de coordenação especial porque, mal se toca um trecho demasiado hot, caem pedaços de omeleta no cocktail e torna-se insuportável tragá-lo Terei que modificar isso. Por enquanto basta ter cuidado. Ao sol grave corresponde o creme de natas.
-Vou fazer um com o loveless love - disse Chick. – Vai ser terrível."



Boris Vian, in A ESPUMA DOS DIAS, pag 21-22.

1 comentário:

homemdacal disse...

Este comento eu... GANDA PIANO!!!